Home office: aprenda como ser produtiva em casa em meio ao coronavírus

4 minutos para ler
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O mundo está em alerta devido a pandemia do coronavírus(covid-19), um momento que exige total cautela e proteção de nossa parte. Falando em proteção, uma das orientações da OMS é ficar em casa e se isolar ao máximo possível, como forma de evitar a contrair o vírus. No entanto, quem trabalha? Como fazer com os compromissos? A solução tem sido o home office. 

Já muito bem difundida aqui no Brasil, o home office, traduzida como trabalho em casa, é uma opção para muitas pessoas que trabalham de forma autônoma, terceirizados, ou de colaboradores de startups, onde geralmente é comum a prática. Agora com o alerta do coronavírus, é importante optar pelo home office. 

Muitas pessoas afirmam que o home office é um ótimo jeito de trabalhar, porque tem todo o comodismo e tranquilidade do lar. Mas, para outras, é um desafio tentar se concentrar na tarefas, em vista de tantos distrações presentes, como celular, televisão, geladeira, outros moradores da casa, entre outros.

Quer saber como se dar bem trabalhando em casa? Continue aqui para conferir todas as dicas de um home office muito produtivo! 

Encontre um lugar tranquilo e calmo na sua casa

A primeira coisa a se fazer é encontrar um espaço bem agradável e que tenha certeza ser ideal para trabalhar. Pode ser uma varanda, quarto, sala, copa, não importa, desde que seja apropriado para a sua concentração. se preciso, faça mudanças para tornar o local mais apropriado para sua atividade. 

Organize o espaço agradável

Depois de escolhido o local para o seu home office, é hora de ajeitar. Tire tudo o que pode ser distração para você, como  outros computador, celular, revistas, e outras coisas que podem desviar o seu foco. A dica é deixar tudo o que precisa perto de você, talvez um caderno de anotações, calculadora, carregador do computador, entre outros acessórios possíveis. Ah, um cafézinho também é uma excelente opção para te deixar ativo! 

Tenha horário para começar e terminar

Isso é algo muito importante, já que o home office é um trabalho como qualquer outro, porém em casa. Ter horário evita que extrapole o tempo de trabalho ou que termine antes do necessário, além de ajudar a mente e o próprio organismo a ter essa rotina. Se preciso, deixe no Google Calendar os horários e dias de trabalho para se guiar melhor, assim evita confusões em seus projetos e objetivos. 

Organize suas tarefas

A organização é fundamental para o sucesso de um home office e que fique cada vez mais produtivo. Se você tem muitas tarefas em aberto, organize em horários, datas, e especifique prazos para não se perder. Nesse caso, o uso de ferramentas pode ajudar no cronograma do seu home, como mostraremos a seguir. 

Utilize ferramentas para te ajudar 

Hoje a internet dispõe de muitas ferramentas, aplicativos e sites que auxiliam na organização de tarefas no dia a dia. Como:

  • Google Calendar: Calendário online gratuito de quem tem conta da Google que organiza eventos, lembretes e muito mais. 
  • Trelo: Organizador de tarefas que contribui para quem precisa gerenciar atividades. 
  • Skype: Excelente para fazer reuniões via chamada de voz ou vídeo. Além disso, ela pode gravar as conversas, caso necessário. 
  • Hangouts: Sala de reunião gratuita em que várias pessoas podem conversar em uma única chamada, além de ser possível compartilhar a tela. 

Deixe as pessoas cientes que você está trabalhando

Por fim, se você mora com outras pessoas, avise o seu horário de trabalho e peça para que não seja interrompido por nenhum motivo. Parece ser algo rude, mas, na verdade, é um cuidado que você tem com o seu serviço e para estabelecer um rotina tranquila, como se estivesse em um escritório. Além disso, algumas pessoas não compreendem o propósito do home office, por isso do alerta. 

Curtiu nossas dicas? Durante esse período de alerta devido ao coronavírus, aplique todas essas sugestões e não deixe seu trabalho ficar parado. Continue sendo produtivo! Aproveite e compartilhe esse artigo no Facebook e no seu Instagram! 

Posts relacionados

2 thoughts on “Home office: aprenda como ser produtiva em casa em meio ao coronavírus

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×